sábado, 16 de junho de 2012

MITOS E VERDADES SOBRE NUTRIÇÃO


Mascar chiclete faz mal ao estômago?
Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estomago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.

Comer sempre os mesmos alimentos, sem variar o cardápio, pode trazer algum dano à saúde?
Verdade. A ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não irá fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo. Cada alimento contém vitaminas e minerais específicos, ao mesmo tempo em que apresenta deficiência de determinados nutrientes, os quais estão presentes em outros alimentos. Por isso, é importante variar.

Comer manga favorece o surgimento da acne?
Mito. A manga é uma excelente fonte de vitaminas (A, C, complexo B), além de possuir fibras essenciais que contribuem para uma pele saudável. Os alimentos que estimulam o aparecimento da acne são os com alto índice glicêmico (doces, frituras, refrigerantes). Eles elevam a taxa de glicose no sangue, causando a liberação de insulina e de outros hormônios que contribuem para o problema, aumentando a produção de sebo (gordura) na pele.

É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada?
Verdade. As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.

Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?
Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.

Temperar carne vermelha com limão diminui a gordura ?
Mito. O limão é riquíssimo em vitamina A, do complexo B e, principalmente, C. Apesar de toda essa gama de nutrientes, a fruta é incapaz de diminuir a gordura presente nas carnes. O suco de limão apenas deixará a carne mais macia, pois a acidez ajuda nas desnatarução das proteínas.

Quem malha à noite pode deixar de comer carboidratos nesse período para emagrecer? 
Mito. Para perder peso é necessário que haja um balanço energético negativo: gastar mais energia e consumir menos calorias. O carboidrato é a principal fonte de energia que garante força para os exercícios e deve ser consumido por quem pratica atividade física. O segredo é reduzir a ingestão à noite e escolher fontes de baixo índice glicêmico, como legumes, verduras, arroz integral e outros cereais integrais.

Salmão é mais calórico que frango grelhado?
Verdade. O salmão é rico em gorduras boas (ômega 3), que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. Por isso, se torna mais calórico quando comparado com o frango.

É verdade que na composição do sushi há bastante açúcar? 
Verdade. Para que o arroz fique com uma consistência ideal para a preparação do sushi é acrescentado açúcar. Para 1 xícara de arroz é necessário 1 colher de sopa cheia de açúcar.

É verdade que tomar qualquer tipo de bebida durante as refeições não é bom?
Mito. Até 1 copo de 200ml não atrapalhará na digestão. O recomendado é beber água ou suco de frutas com baixas calorias. Já refrigerantes ou bebidas com gás são ricas em fósforo e, em geral, em cafeína, que prejudicam a absorção do cálcio, do ferro e das vitaminas da refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...