sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Protesto dos professores da rede estadual do Ceará


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio (PSB), afirmou em plenário nesta sexta-feira (2) que vai pedir instauração de inquérito para apurar e punir autores de “depredação” e pichação na Assembleia, durante manifestação dos professores grevistas nesta quinta-feira (1º). Após a manifestação dos professores foram registradas a destruição nos banheiros da Assembleia e uma pichação que dizia “Educação Já”.
O vice-presidente do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, diz que lamenta o caso e que qualquer destruição de patrimônio é desaprovada e desaconselhada pela categoria. “Defendemos um movimento pacífico e educamos para haver um trabalho de preservação do patrimônio. De forma alguma isso tem a aprovação dos professores”, diz.
Em plenário, Roberto Cláudio afirmou que a Assembleia é uma casa democrática aberta ao público e que as atitudes foram desnecessárias. “Diversos deputados e a Mesa Diretora estiveram abertos ao diálogo, e pelo menos cinco vezes se estabeleceram reuniões coletivas com comando de greve de forma franca e tranquila, para discutir as demandas”, afirmou.
Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 5 de agosto. O sindicato questiona além do cumprimento da Lei Federal do Piso , o plano de cargos e carreiras dos professores. Os professores alegam que não basta aplicar o piso como vencimento inicial, mas defende que tal aplicação signifique ganho remuneratório para todos os integrantes da carreira, sejam professores de nível médio, graduados e professores pós-graduados.
A proposta anterior repassada para os professores, segundo o governo do estado, elevava em 45% a remuneração do professor em início de carreira com nível superior, em relação ao ano de 2010. Passando a remuneração de R$ 1.461,50 para R$ 2.000,00. Além disso, a proposta permite incremento de até 60% aos professores temporários.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...