terça-feira, 19 de julho de 2011

Missa abre comemoração de 100 anos de Juazeiro do Norte no Ceará


Diana Vasconcelos

Do G1 CE


A festa em comemoração aos 100 anos de emancipação de Juazeiro do Norte começou no domingo (17). A cidade símbolo da religiosidade cearense é palco de uma programação especial para comemorar o dia 22 de julho. A abertura dos festejos ficou por conta do padre Reginaldo Manzotti que celebrou missa e fez show no Parque de Eventos Padre Cícero. Na noite desta segunda-feira (18), a festa será comandada pelos shows de Chicabanna, Tiaguinho Mala Mansa e Forró Vip, a partir das 19h.


100 anos de história
Há 100 anos, Juazeiro do Norte era um distrito da cidade vizinha, Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem capelão e, portanto, sem os serviços religiosos. Padre Cícero foi um dos responsáveis, em 1911, pela emancipação e independência da cidade se tornando o primeiro prefeito do município.
O principal argumento utilizado para conseguir a emancipação foi o crescimento constante de Juazeiro do Norte. A cidade foi impulsionado pelo "milagre de Juazeiro", em 1889, evento em que à beata Maria de Araújo teria recebido do Padre Cícero uma hóstia sagrada que teria se transformado em sangue. A partir de então, a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerada pelo povo como um santo.
Atualmente a cidade é a segunda maior do estado com 250 mil habitantes. Anualmente, Juazeiro atrai milhões de romeiros devotos de Padre Cícero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...