domingo, 3 de abril de 2011

1.438 casos de dengue confirmados em uma semana no CE

Em apenas uma semana, 1.438 casos de dengue foram confirmados no Ceará. Uma média de 205 ocorrências por dia durante o período e um aumento de 20,93% em relação à estatística anterior, de 6.870 contaminados. Agora, o Estado contabiliza 8.308 pessoas que tiveram uma doença simples de ser evitada. Outros 10.650 registros estão sob suspeita.
Os dados são do boletim semanal elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e divulgado no fim da tarde de ontem. Algo que evidencia a iminência de uma epidemia regional e a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor. Há sete dias, ele tinha feito vítimas em 149 municípios. Agora, atingiu 152.
Só em Fortaleza, os casos confirmados saltaram de 1.681 para 2.405, dando à cidade a cota de 50% do aumento da semana. De acordo com a Sesa, há ainda indícios de subnotificação em alguns bairros da Capital.
Se levados em conta os doentes suspeitos, a situação piora. Antes, eles estavam em 163 cidades. Hoje, estão em 166. As mortes também aumentaram de 19 para 20. A mais recente ocorreu em fortaleza e soma-se a outros três óbitos. Trata-se de um homem de 56 anos, acometido pelo tipo hemorrágico da doença. Há 27 mortes em estudo. Antes, eram 29.
Por conta disto, 2011 deve superar, ainda este mês, os óbitos registrados em todo 2008, ano da epidemia mais recente, com 23 mortes. “A proporção entre casos clássicos e graves está diminuindo cada vez mais. Se não conseguirmos reduzir a transmissão, vamos ter situações bem mais complicadas”, avalia o coordenador de proteção e promoção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca.
Como abril e maio são, historicamente, os meses com o maior número de casos, a Sesa pede atenção da população para os cuidados em casa. Nada de água parada. “Só em vedar a caixa d’água, limpar o quintal e não jogar lixo na rua já é muita coisa”, cita Fonsêca.
Em 2010 inteiro, foram 13.196 casos confirmados no Ceará. Em 2009, 5.170. Na segunda-feira, 5, a Sesa pode anunciar a constatação de epidemia no Estado, conforme O POVO adiantou ontem.
Nos próximos dias, Fortaleza vai receber mais dez carros de fumacê - liberados pelo Ministério da Saúde. Serão 25 cobrindo toda a cidade. Até então, eram 15 circulando em 16 pontos mais críticos.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Governo e sociedade precisam atuar em conjunto para dar o mínimo de espaço ao Aedes aegypti. As campanhas estão nas ruas. Não dedicar uma hora do seu dia para vedar a caixa ou limpar o quintal pode custar uma vida..
Além de Fortaleza, com quatro mortes, óbitos foram registrados em Caucaia (3), Itapipoca (2), São Gonçalo do Amarante (2), Ocara (1), Itaitinga (1), Acarape (1), Quixadá (1), Maracanaú (1), Granja (1), Tejuçuoca (1), Icó (1) e Chorozinho (1).
A Sesa diz que a situação também é de alerta nos municípios de Pacatuba, Guaiúba, Massapê e Santa Quitéria.



Bruno de Castro

brunobrito@opovo.com.br



Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...