terça-feira, 1 de novembro de 2011

AGENTE SANITARISTA: DESMOTIVAÇÃO e ESTRESSE



Quem não trabalha no programa de combate a dengue não tem idéia de como às vezes é estressante e desgastante o dia a dia do agente sanitarista e supervisor de endemias.

O sol escaldante aqui do nordeste e as praticas do PMCD-PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE A DENGUE (que em minha opinião devem ser revistas urgentemente), supervisores e agentes desmotivados, falta de capacitação, falta de reconhecimento, favoritismos, e pressão por metas contribuem fortemente para um ambiente de trabalho muito ruim.
Em varias conversas com supervisores e agentes sanitaristas através do ORKUT e MSN foi repetidamente dita à palavra DESMOTIVAÇÃO e ESTRESSE.

“Alguns pontos de apoio, os PAs, são totalmente inadequados para se acomodar uma equipe de trabalho, mais mesmo assim somos obrigados a ocupá-los”- disse um agente sanitarista do município de Fortaleza que pediu pra não ter o nome divulgado.

“As pessoas que coordenam o PMCD não escuta o que a gente tem a dizer, temos idéias melhores que as deles”- Bebeto, agente sanitarista da BAHIA.

A grande maioria das empresas privadas valoriza o seu funcionário e reconhecem o bom trabalho, retribuindo-os em forma de recompensas, elogios, cursos de capacitação, promoções e etc.
Em algumas áreas do setor publico isso também acontece, como por exemplo, servidores de um hospital aqui de Fortaleza que realizam dinâmicas antes de iniciar o expediente para minimizar o estresse do trabalho.
Outro exemplo, recentemente foi realizado uma homenagem aos nossos colegas agentes comunitários de saúde por terem trabalhado junto com os agentes sanitaristas no combate a dengue, e na ocasião eles foram parabenizados pelo trabalho em conjunto com os sanitaristas e pelos índices de infestação obtidos.
De fato nossos colegas agentes comunitários de saúde são merecedores de toda e qualquer honraria que lhes sejam dadas, pois também desempenham um trabalho muito difícil e desgastante.
Mais para deixar claro, os agentes comunitários de saúde, somente eles, receberam os elogios da gestão pelo trabalho realizado e pelos resultados obtidos no combate a dengue.
E os agentes sanitaristas não foram convidados a participar.
A felicidade, é que as duas categorias são unidas. E no momento em que os agentes de saúde não viram a presença dos agentes sanitaristas, indagaram os gestores do porque dos sanitaristas não estarem presentes também. Mais isso é assunto para outro post.
O que quero com este post é informar para as pessoas que não conhecem as dificuldades, que não são poucas, do trabalho de combate a dengue.
E que é necessário um melhor tratamento e mais reconhecimento por parte dos que estão coordenando o PMCD a todos os agentes sanitaristas.

6 comentários:

  1. GRAÇAS A DEUS NOSSAS CATEGORIAS SÃO UNIDAS E VAMOS CONTINUAR BRIGANDO JUNTOS POR MELHORIAS!!!

    ResponderExcluir
  2. OS AGENTES SANITARISTA TAMBEM MERECEM TODAS AS HONRAS!!!! ELES TAMBEM ESTAO DE PARABENS!!!
    VANESSA-ACS

    ResponderExcluir
  3. VAMOS MUDAR ESSA NORMA TÉCNICA DEFASSADA E IMPRESTÁVEL QUE SÓ PRESTA PRO EGO DOS QUE TEM SEUS NOMES MENCIONADOS COMO TÉCNICOS QUE ELABORARAM A NORMA. EU DIGO: TÉCNICOS RETROGRADAS E IMBECÍS QUE NÃO SABEM A REALIDADE DO CAMPO E INSISTEM COM NORMAS DO TEMPO DA SUCAM QUE NADA VALE NOS TEMPOS DE HOJES. HÁ VALEM SIM PRA DESMOTIVAR E ESTRESSAR O AGENTE E TBM O SUPERVISOR. REFORMA DA NORMA TÉCNICA JÁ!!!!
    O PIOR SÃO AQUELES QUE SAEM DO CAMPO E AO INVÉS DE MUDAREM MANTÉM AS MESMAS ATITUDES DOS DINOSSAUROS DA SUCAM. DTE´S BURROS E IGNORANTES DOS ACONTECIMENTOS E DA REALIDADE DO CAMPO. FICAM BOLANDO PLANOS MIRABOLANTES PARA ACABAREM COM O MOSQUITO DA DENGUE E SÓ ACABAM COM A DIGNIDADE E A AUTO-ESTIMA DO AGENTE.
    ----REFORMA DA NORMA TÉCNICA JÁ!!!!-----
    ----REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA JÁ!!!!-----

    ResponderExcluir
  4. ACHO Q SÓ COM CONVERSA E O BOM ENTENDIMENTO ENTRE SUPERVISOR E SERVIDOR VAI AJUDAR A MELHORAR AS COISAS... OU SO UM MILAGRE MESMO
    RAIMUNDO AGENTE SANITARISTA DE FORTALEZA

    ResponderExcluir
  5. A INCAPACIDADE DOS GERENCIADORES DO PMCD FICA EVIDENTE COM O AUMENTO DO NUMERO DE CASOS DA DOENÇA NO CEARÁ. AGORAJAMIS ELES ASSUMIRÃO A INCOMPETENCIA. AGORA É VERDADE A FORMA DOS AGENTES TRABALHAREM É DO TEMPO DAS CAVERNAS.VIRAM O FARDAMENTO QUE COISA RIDICULA.AGORA FAZER O QUÊ?

    ResponderExcluir
  6. ja faz quase um ano q li isso nesse blog e tudo continua do mesmo jeito.não mudou nada!
    ainda nao somos valorizados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...