quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Governo confirma retorno do vírus 4 da dengue ao País

Agência Estado


O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira (11) o retorno do sorotipo 4 do vírus da dengue ao País, 28 anos depois dos últimos registros da pasta sobre sua presença no Brasil. Três amostras de sangue de pacientes de Boa Vista (RR) deram positivo em exames de isolamento viral realizados no Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório público de Belém que é referência do ministério para análises do vírus da dengue. Os pacientes se curaram.



“O exame demonstra por cultura de célula a reprodução do vírus. É a garantia inequívoca de que é o vírus 4”, afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho. O Brasil enviará um informe à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a confirmação pela técnica, considerada “padrão ouro” pelo órgão para análise de sorotipos virais.



Como o sorotipo não é registrado no País há quase 30 anos, a maioria da população brasileira não é imune a ele e há risco de epidemias nos próximos anos causadas pelo DEN-4. Outro risco é o de aumento de casos graves, pois sucessivas infecções pelo vírus da dengue trazem maior possibilidade de formas mais perigosas da doença, como a febre hemorrágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...