sexta-feira, 15 de novembro de 2013

É crítica a situação em mais da metade dos açudes do CE

A situação de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, é a mesma da maioria no Ceará. Hoje, 67% dos reservatórios públicos do estado estão com menos de 30% da capacidade e as famílias sabem que o que ainda resta nos açudes deve chegar ao fim antes da chuva chegar.
O meteorologista Raul Fritz explica que, nos últimos meses do ano, a evaporação da água no semiárido acontece de forma mais rápida, o que deve piorar ainda mais o cenário.
A situação crítica dos açudes aumenta a demanda por carros-pipa. O programa do Governo Federal atende hoje 149 dos 176 municípios do Ceará que estão em situação de emergência, mas a água que é exclusiva para beber e cozinhar, nem sempre chega em quantidade suficiente. Para quem sofre com os efeitos da estiagem, só resta esperar.
"Sem comida e sem água fica ruim, né, da até vontade de chorar desse jeito. A gente não pode fazer nada, só Deus pode fazer pela gente", lamenta o agricultor Erivaldo Silva Mota.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o volume de chuva no estado este ano está 37% menor do que a média esperada para o período.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...