sexta-feira, 11 de maio de 2012

Operação fumacê prossegue até amanhã em Fortaleza


A operação fumacê, que está operando com 30 carros nas ruas de Fortaleza, termina amanhã, sábado (12). Desde segunda-feira, dia 7 de maio, a Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Ministério da Saúde e a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à ação. O objetivo é combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito da dengue, nos 119 bairros das sete Regionais da cidade.

Os carros estão percorrendo as ruas das 16h30min às 20 horas. Até o fim da operação, neste sábado (12), serão contemplados 18.473 quarteirões. Em março deste ano, foi realizado o mesmo trabalho em 33 bairros da Regional III. A recomendação é que as famílias abram janelas e portas para que o inseticida possa alcançar o mosquito que está dentro de casa, nos jardins ou nos quintais.

O fumacê ou controle químico do mosquito da dengue é feito com pulverização espacial de inseticida fornecido exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de elevação dos índices de infestação predial do mosquito, de forma racional e segura. A ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do Aedes aegypti e atinge somente o mosquito adulto em pleno voo, ou seja, o inseticida não mata as larvas que estejam em caixas d’água, potes, baldes, pneus ou lajes. Daí a importância da população estar mobilizada para ter cuidados e se proteger do mosquito.

De acordo com o último informe semanal de dengue, divulgado na quinta-feira (10), Fortaleza tem 6.341 casos confirmados da doença.

Carlito Pamplona
Neste sábado (12), a Prefeitura também realiza uma ação de combate à degue no bairro Carlito Pamplona. Das 7h30 às 12h, 18 profissionais entre educadores e agentes de saúde das 07h30 às 12h. realizarão fixação de cartazes, abordagem educativa, panfletagem e visitas aos quarteirões positivos para foco do mosquito. O ponto de apoio da atividade é a Casa do Cantador (Rua Coelho da Fonseca, 195, por trás do Mercado do Carlito Pamplona).

Um comentário:

  1. Isto é uma circunstancia que nao é pra acontecer, o caso do carro fumacé é a ultima estancia que a Secretaria de Saude utiliza pra acabar com o vetor (mosquito da dengue)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...