terça-feira, 15 de maio de 2012

Ceará vai diagnosticar calazar em cães em 15 minutos


Até o fim deste ano, estará implantado em todos os municípios cearenses o novo teste de diagnóstico do calazar canino, que apresenta o resultado em 15 minutos. No Estado, a população de cães é de cerca de 1,7 milhão de animais.
O novo teste possibilita o diagnóstico imediato, enquanto que o teste de laboratório demora mais de um mês para dar o resultado. O Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), dispõe de 200 kits para dar início, em junho, aos testes rápidos de calazar em cães.
Segundo a Sesa, o exame de laboratório passará a ser realizado somente para confirmar os resultados positivos do teste rápido, que dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Os testes serão realizados em cães pelos agentes de endemias, durante as visitas domiciliares.

Capacitação

A capacitação dos agentes municipais de endemias será feita por técnicos das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) que participam do curso de Atualização em Vigilância e Controle de Leishmanioses, realizado pela Sesa até esta sexta-feira (18).
O curso tem 45 participantes, incluindo técnicos das unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) de Fortaleza, Senador Pompeu, Tauá, Icó, Crato e Juazeiro do Norte e de dez centros municipais de controle de zoonoses.
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...