quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Agentes Comunitários de Saúde usarão Tablets para cadastramento das famílias



Concretizando ações que darão início a erradicação da miséria no município de Petrolina, através do Programa ‘Petrolina Cidadã’, cerca de 530 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de um treinamento, ministrado pela coordenadora do Bolsa Família em Petrolina, Carla Sol Posto, na manhã do dia (10), no auditório do Senai. 
O prefeito Julio Lossio apresentou o programa aos agentes de saúde que ficarão responsáveis pelo levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade social e sua consequente inserção nos programas governamentais locais e federais.
Durante o treinamento, os agentes assistiram a uma palestra motivacional ministrada pelo Secretário de Segurança Cidadã, Coronel Daniel Ferreira e receberam orientações de como utilizar o formulário para adquirir informações necessárias para o levantamento junto às famílias. 
“O trabalho dos agentes comunitários de saúde será identificar aquelas pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. Identificando essas pessoas, poderemos oportunizar o aumento da sua renda familiar através de cursos de capacitação, inserção nos programas governamentais e até mesmo auxiliando-os a abrir o próprio negócio com a parceria do Banco do Empreendedor”, informou a Secretária de Saúde do Município, Lúcia Giesta.
Cada agente de saúde ficará responsável por fazer a busca ativa de 160 famílias. Os profissionais receberão uma ajuda de custo que pode chegar R$ 848 por todo trabalho realizado. Há doze anos trabalhando como agente comunitária, Maria Gilcemira Angelim considera que o programa é uma oportunidade às famílias carentes de Petrolina. “O nosso trabalho é buscar o diagnóstico das famílias que precisam de ajuda. O que vem pra somar é sempre bem-vindo, Petrolina é uma cidade de porte, mas que tem famílias carentes que precisam de um suporte maior”, declarou.
Criado pelo prefeito Julio Lossio, o ‘Petrolina Cidadã’ é um programa transversal que abrange várias secretarias municipais e operará em sintonia com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o Instituto Federal de Ensino Superior Técnico (IFET), com a Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) e com entidades do Terceiro Setor.
O programa prevê a realização de pesquisas junto aos representantes dos diversos setores produtivos, de serviços e comércio de Petrolina, que possibilitará a formatação de cursos de capacitação profissionalizante de média duração nas áreas de culinária, costura, informática, estética, paisagismo, plantio de hortaliças, associativismo, educação financeira, secretariado, pré-vestibular, atendimento no varejo, garçom e garçonete e outros demandados.
A grande novidade do 'Petrolina Cidadã' será a utilização de tablets, com acesso à internet, para que os agentes de saúde possam fazer uma atualização mais rápida e eficaz dos cadastros das famílias.
O lançamento oficial do ‘Petrolina Cidadã’ foi na quarta-feira (11), às 19h, na sede do programa, que fica localizada na Rua Aristarco Lopes, 558, Centro (próximo a Orla).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...