terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O POVO Online - Fortaleza - Alerta para epidemia de dengue em 2011

Alerta para epidemia de dengue em 2011
Fonte: O POVO
51% da população reside nos bairros em situação de alto risco e muito alto risco de transmissão do vírus tipo 1 da dengue em 2011
08.10.2010| 02:00
O vírus tipo 1 da dengue voltou a circular no Ceará e a preocupação dos órgãos de saúde pública, especialmente de Fortaleza, é a possibilidade de haver uma nova epidemia causada por esse sorotipo em 2011. Crianças e adolescentes são os mais suscetíveis a adoecerem, já que não tiveram contato com o vírus quando ele circulou no início da década de 90. O último boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado na última quarta-feira, classificou bairros da Capital de acordo com a vulnerabilidade de transmissão do vírus no ano que vem e identificou que 37 deles são considerados como de baixo risco, 24, de risco moderado, 35, de alto risco e 21, de muito alto risco.
Conforme o boletim, 51% dos habitantes da Capital moram nos bairros classificados como de alto risco e muito alto risco. O levantamento foi realizado a partir de orientação do Ministério da Saúde, que propôs a metodologia da classificação e tem demonstrado preocupação com a circulação do vírus tipo 1 da dengue em todo o País. O estudo considera a incidência da doença nos bairros nos últimos anos, a infestação predial, a densidade demográfica e o levantamento rápido de amostragem coletado.
“A preocupação do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e particularmente de Fortaleza é a possibilidade de haver uma epidemia causada por esse sorotipo no ano de 2011”, explica Osmar José do Nascimento, técnico de vigilância epidemiológica da SMS. Segundo ele, a partir de monitoramento diário dos casos registrados da doença neste ano, a SMS já detectou a circulação do vírus nos bairros Cajazeiras, Mondubim e adjacências. “É uma confirmação de que o vírus do tipo 1 da dengue foi reintroduzido no município de Fortaleza”, afirmou.
Nascimento lembra que o dengue 1 foi o único sorotipo responsável pela transmissão da dengue, principalmente no período de 1986 até 1993. “Existe uma parcela da população que não teve contato com esse vírus, portanto é suscetível a se infectar, por ter nascido na última década”, explica. O gerente da célula de vigilância ambiental de risco biológico da SMS, João Urânio Nogueira Ferreira, explica que o trabalho de prevenção é feito rotineiramente e agora o órgão está intensificando nas áreas mais vulneráveis.
Para prevenir a possível epidemia, ele garante que está sendo elaborada uma ação intersetorial, envolvendo todos os setores do município. Conforme ele explica, a Secretaria tem capacitado profissionais de saúde e adquirido insumos e material. Um dos pontos mais importantes, na opinião dele, é a conscientização e participação da população.
InteriorO risco também existe no Interior. Cerca de 50% da população do Ceará reside em municípios potencialmente de alto risco ou muito alto risco para a dengue do tipo 1 no próximo ano, conforme antecipou o coordenador de promoção e proteção à saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonseca. “Isso não significa que vá ter uma epidemia, mas isso é um alerta para que providências sejam tomadas a tempo”, afirma.

Os dados mais detalhados, citando a lista dos municípios com maior risco, devem ser divulgados hoje pela Sesa. Ele reforça que o risco existe no País todo, não só no Ceará. No Interior, alguns municípios já apresentaram um número mais elevado de casos de dengue tipo 1, como Tauá, Crato, Juazeiro do Norte, Massapé e Fortaleza. “Isso já mostra que o vírus tipo 1 foi reintroduzido. Os casos começaram a despontar no fim do ano passado”, destaca. Por isso, ele afirma que o Estado tem se programado para capacitar os profissionais para o diagnóstico e tratamento da dengue ainda em novembro.
E-MAIS
> No Ceará, já foram confirmados 9.171 casos de dengue neste ano. O ano ainda nem acabou, e o número já supera os casos de 2009 (5.144 pessoas infectadas).
> Em Fortaleza, já foram confirmados 2.384 casos de dengue neste ano. O ano ainda nem acabou, e o número já supera os casos de 2009 (4.142 pessoas infectadas).
Classificação dos bairros por risco
> Muito Alto: Jacarecanga, Mucuripe Parquelândia, Vila Ellery, Antônio Bezerra, Conjunto Ceará I, Henrique Jorge, Barroso, Lagoa Redonda, Messejana, Pedras, Bom Jardim, Maraponga, Parque São José, Aerolândia, Bela Vista, Castelão, Pan Americano, Serrinha, Vila União.
> Risco Alto: Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Centro, Damas, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Monte Castelo, Papicu, Parque Araxá, Varjota, Genibaú, João XXIII, Quintino Cunha, Curió, Edson Queiroz, Luciano Cavalcante, Jangurussu, Jardim das Oliveiras, Sabiaguaba, Bonsucesso, Conjunto Ceará II, Conjunto Esperança, Granja Portugal, Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Prefeito José Walter, Siqueira, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Jóquei Clube, Montese, Parangaba, Cidade 2.000, Praia do Futuro I.
Postagem: Rivelino Ferreira Soares
Educador em Saúde
Especialista em Vigilância & Controle de Endemias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...